sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

O Pré-Vestibular Comunitário e A Importância do Voluntariado


Boa tarde, profissionais, estudantes e leitores do SEGPREVI. Neste nosso tema de hoje apresentarei a importância da realização de um pré-vestibular e os benefícios de prestar um serviço voluntário.
O curso pré-vestibular ganha seu destaque com a proximidade do exame de vestibular. Esse curso tem o objetivo de fazer o estudante rever o conteúdo aprendido ao longo da vida escolar para que, preparado, possa ser classificado nos tradicionalmente concorridos exames vestibulares. Visando atender a demanda de estudantes em busca de oportunidades de aprender mais, o Pré-Vestibular Comunitário São Mateus - EDUCAFRO, situado no bairro de São Mateus/ São João de Meriti - RJ, oferece seu curso pré-vestibular, realizado aos sábados, das 7:00 às 19:00 (com pausa para o almoço) e aos domingos, das 07:40 às 13:00.

Segundo a Vice-Coordenadora do Pré-Vestibular Comunitário São Mateus - EDUCAFRO, Ana Carolina Santos de Oliveira (foto abaixo) - graduando-se em Pedagogia no 8º Período na UNIRIO, a realização de um curso pré-vestibular se tornaram tão necessários também devido às condições econômicas dos interessados, enfatizando que a qualidade dos serviços voluntários dos professores é alta, em consequência da dedicação, solidariedade, doação e amor ao trabalho.


 Em entrevista à SEGPREVI, Ana Carolina apresenta o ambiente do curso e explica as realidades que o cerca:

Luiz Ramos: De que forma o serviço voluntário beneficiou sua carreira profissional, além de levá-la à função de Vice-Coordenadora do projeto?
Ana Carolina: "Na verdade, quando entrei, atuei como professora, lecionando Literatura e Redação e nunca havia pensado que poderia fazer parte da coordenação. Este processo iniciou em 2009, quando a coordenadora precisou sair da função. Fui convidada a assumir o cargo de Vice-Coordenadora, atuando na parte pedagógica. Isto foi tudo, já que a pedagogia tem ligação com atribuições de coordenação e docência. Além disso, contribuiu para saber discernir e observar as dificuldades de ser professora e ser aluna, sabendo o que é bom para o desenvolvimento de cada lado, evitando favorecer apenas um. Iniciei este serviço com 16 anos, sendo a mais nova entre os professores voluntários, o que exigiu muito de minha dedicação e responsabilidade. Hoje, tenho 20 anos e estou me graduando em Pedagogia, cursando o 8º período na UNIRIO. Esta experiência foi e é muito gratificante, pois possuímos muitos alunos que passaram em faculdades, sendo uma base de 10 classificados por ano. Atualmente, contamos com aproximadamente 50 ou mais alunos que conseguiram se classificar nos vestibulares. O que me impressiona é o fato dos professores voluntários abrirem mão de seu próprio tempo para se dedicarem a uma causa social. Nosso foco é a universidade pública, ou seja, que os alunos passem em vestibulares de universidades ública, porém, muitos conseguem também ingressar numa faculdade particular. Uma das maiores dificuldades apresentadas pelos alunos é a indecisão, pois muitos chegam até nossa instituição com diversas opiniões de familiares e amigos, fazendo com que não consigam decidir ao certo o que querem para a vida. Por isso, nos voluntariamos não apenas para fazê-los passar em vestibulares, e sim, se tornarem pessoas para a vida, provando para eles prórprios que conseguem e podem".


Luiz Ramos: Durante a existência do pré-vestibular, surgiram alunos que se destacaram de forma especial em provas?
Ana Carolina: "Sim. A destaque deste ano foi uma aluna, Danielle Ramos, que entrou no pré-vestibular em 2009, passando para a área de Serviço Social na PUC/RJ em 4º lugar, onde iniciará os estudos este ano. Danielle entrou no projeto apenas com sua Formação Geral e um curso Técnico de Enfermagem incompleto. Permaneceu 3 anos conosco e ano passado iniciou seu voluntariado como auxiliar da coordenação do pré-vestibular. Outro destaque é o aluno Rodrigo Nascimento, que possui formação de Técnico de Enfermagem e ano passado conseguiu se classificar em Enfermagem na UERJ, com boa colocação, levando em consideração que a área é muito disputada. Embora tenhamos estes destaques, não enfatizamos as colocações, e sim preparar pessoas para a vida, como dito anteriormente, tornando-se indivíduos sócio-críticos".   

Luiz Ramos: A procura pelo pré-vestibular é constante em jovens, adultos ou idosos?
Ana Carolina: "A maioria é composta de jovens. Porém, já tivemos idosos, em minoria. Aqui temos mães, pais, enfim, pessoas que trabalham a semana inteira, recebendo pressões de trabalho e família e mesmo assim, possuem esta força de vontade. A formação pessoal de cada um também é diversificada. Em média, 30% dos alunos já são formadas, possuidoras de Ensino Médio e Técnico, casados e com filhos. É gratificante acompanhar estes alunos e focar em suas dificuldades, tendo o retorno positivo de cada um. Em minha opinião, o trabalho só faz sentido quando tem este retorno do aluno".

Luiz Ramos: Qual a metodologia de ensino apresentada no pré-vestibular, para facilitar o aprendizado dos alunos?
Ana Carolina: "Não possuímos uma metodologia específica, nem uma técnica certa. As técnicas tendem a limitar todas as turmas em um padrão único, quando na realidade, existem alunos com grau de dificuldade e de assimilação diferenciados. Uma técnica única não iria servir para todos ao mesmo tempo. Conforme o nível de aprendizado dos alunos, adequamos e adaptamos o conteúdo. Cada professor possui didática, métodos e recursos diferentes. Alguns passam vídeos relacionados ao tema, realizam passeios. É preciso romper a padronização, pois diferentes indivíduos possuem diferentes dificuldades".


Luiz Ramos: Quais as maiores dificuldades enfrentadas pelos alunos no início dos estudos?
Ana Carolina: "Quando os alunos se deparam com as provas do vestibular, percebem a exigência de um conhecimento que não foi fornecido no sistema de ensino público. Por isso, nossa preocupação é trabalhar em cima das dificuldades de cada um. Perde-se muito tempo nas escolas com temas que não irão desenvolver habilidades e conhecimentos necessários para passar em uma prova. Tivemos alunos que no início mal escreviam 5 linhas. Outros nunca tinham ouvido falar em dissertação e argumentação. Ao final dos estudos, conseguiam alcançar entre 600 e 700 pontos. Sempre, no período de 8 a 10 meses, os alunos com dificuldades conseguem obter melhora significativa".


Luiz Ramos: Qual sua opinião sobre a ideia do serviço voluntário ser uma forma de cobrir e compensar as obrigações do governo em prestar uma educação de qualidade e devidamente remunerada?
Ana Carolina: "Já possuímos vários déficits em segurança e saúde na sociedade e as mudanças não podem ser feitas globalmente, precimos desenvolver por partes. É necessário que eu contribua, faça a minha parte, enfim, colabore para que o quadro mude. Temos que possuir uma visão do futuro e não ficar preso aos problemas atuais. Se existe voluntariado, existe problema a ser resolvido na sociedade. Devemos agir e não ficarmos de braços cruzados, apenas lamentando a falta de qualidade nos serviços públicos, procurando culpados para cada problema. É preciso mudar esta realidade. Atualmente, temos na equipe 18 professores e 5 coordenadores e cada um faz a sua parte. Muitos alunos, após realizarem as provas, retornam e auxiliam na coordenação, provando mais uma vez que a visão individualista e o comodismo podem ser combatidos com a ação e a experiência própria".


Luiz Ramos: Sabemos que ainda existe desconfiança e discriminação por parte de muitas pessoas em relação à possível qualidade de ensino num pré-vestibular comunitário. Como é a real visão da capacitação e qualidade dos professores, tendo como exemplo o Pré-Vestibular Comunitário São Mateus - EDUCAFRO?
Ana Carolina: "Para ser considerado pré-vestibular comunitário, é necessário que as mensalidades custem até 10% do salário mínimo. A diferença do ensino comunitário é que não somos apenas professores, somos amigos, somos uma família para os alunos. A qualquer momento que precisarem de ajuda, um ombro amigo, conversarem sobre problemas, podem contar com cada um de nós. Além de demonstrar humanidade, motiva a caminhada deles. Em relação à qualidade de ensino, alguns professores estão na pós-graduação e se orgulham do trabalho voluntário. O professor de Matemática, por exemplo, está terminando sua pós-graduação na UERJ. Temos professores com experiência em vários cursos desde 1992, que somam valiosos conhecimentos aos alunos. A discriminação e a desconfiança com a qualidade de ensino não partem dos alunos e sim de pessoas mal informadas sobre o sistema. Este diferencial nos serviços comunitários revela a dimensão do professor na vida dos alunos. Muitas saídas em cursos são provocadas por uma palavra não pensada pronunciada por professores e isto é uma preocupação que temos com nossos formadores. Sempre orientamos a ênfase na motivação e na compreensão".
 
Luiz Ramos: Quais suas mensagens aos candidatos a entrarem em um curso pré-vestibular e aos professores que pretendem realizar o serviço voluntário?
Ana Carolina: "Aos Alunos: todo processo que participamos depende de uma preparação. É preciso preparar-se para o vestibular, para conseguir chegar lá. É necessário acreditar no sonho e fazer por onde. O pré-vestibular é um caminho, uma porta, o apoio e a motivação para chegar ao objetivo. Se os professores não tivessem dedicado seu tempo, tudo isso não seria possível. Sabemos que é difícil, mas não é impossível. É preciso traçar e trilhar o caminho para vencer na vida. Aos professores voluntários: ser professor ou coordenador é gratificante, pois além da contribuição na formação social dos alunos, prepara o profissional para competir no mercado de trabalho. Quando entrei, não tinha a mínima noção de sala de aula. Foi no pré-vestibular que adquiri experiência, além de fazer parte desta troca valiosa e prazeirosa. O voluntariado é também um caminho para poder ser um profissional mais qualificado, pois é um trabalho que se encontra prazer em fazer. Ajudamos outras pessoas a alcançarem a faculdade e realizarem seus sonhos".

Para você que deseja participar do Pré-Vestibular Comunitário São Mateus - EDUCAFRO, as inscrições já estão abertas, somente nos sábados, iniciando no dia 14/01 das 08:00 às 13:00. Confira abaixo no prospecto o endereço do pré-vestibular, as documentações e taxas necessárias para participar.


 E para você que se interessou no serviço comunitário e deseja ajudar a mudar a triste realidade de nossa sociedade, o Pré-Vestibular Comunitário São Mateus - EDUCAFRO está o aguardando de braços abertos! 
A instituição está precisando de PROFESSORES VOLUNTÁRIOS para trabalhar no projeto. 

As matérias que o curso precisa são: FÍSICA, GEOGRAFIA e HISTÓRIA.
Requisitos: O candidato precisa ser universitário ou formado.
Local: Rua Antônio Hermont, 107 - São Mateus, São João de Meriti/RJ.  
Dias e Horários: Os candidatos precisam ter disponibilidade para trabalhar AOS SÁBADOS, morando no bairro ou ao menos, próximo.

A instituição oferece Auxílio Passagem e Declaração de Comprovação do Trabalho Voluntário.

Os candidatos serão submetidos a uma "aula experimental". Interessados devem enviar o currículo para o e-mail: psaomateus@gmail.com. Telefones para informações: (21)8864-8334/ 7151-6159.

Finalizamos nosso artigo com algumas dicas para quem desejar iniciar seu caminho de serviço voluntário:

Ser voluntário exige alguns cuidados especiais:

1. Todos podem ser voluntários: todos podem contribuir a partir da idéia de que o que cada um faz bem, pode fazer bem a alguém. O que conta é a motivação solidária, o desejo de ajudar, o prazer de se sentir útil. Muitos profissionais preferem colaborar em áreas fora de sua competência específica, exatamente para se abrir a novas experiências e vivências.

 

2. Trabalho voluntário é uma via de mão dupla: Voluntariado é experiência espontânea, alegre, prazerosa, gratificante. O voluntário doa energia, tempo e talento mas ganha muitas coisas em troca: contato humano, convivência com pessoas diferentes, oportunidade de viver outras situações, aprender coisas novas, satisfação de se sentir útil.

 

3. Voluntariado é uma relação humana, rica e solidária: Trabalho voluntário não é uma atividade fria, racional e impessoal. É contato humano, oportunidade para se fazer novos amigos, intercâmbio e aprendizado.

 

4. No voluntariado, todos ganham: A ação voluntária visa a ajudar pessoas em dificuldade, resolver problemas sociais, melhorar a qualidade de vida da comunidade. Seu sentido é eminentemente positivo: ao mobilizar energias, recursos e competências em prol de ações de interesse coletivo, o voluntariado reforça a solidariedade social e contribui para a construção de uma sociedade mais justa e humana.

 

5. Voluntariado é uma ação duradoura e com qualidade: A função do voluntariado não é tapar buracos nem compensar carências. Uma sociedade participante e responsável, capaz de agir por si mesma, não espera tudo do Estado, mas tampouco abre mão de cobrar do governo aquilo que só ele pode fazer.

 

6. A ação voluntária é tão variada quanto as necessidades da comunidade: Tradicionalmente, no Brasil, o voluntariado se concentrou na área de saúde e no atendimento a pessoas carentes. O reconhecimento da urgência de ações nessas áreas não é contraditório com a valorização de novas possibilidades de voluntariado nas áreas de educação, atividades esportivas e culturais, proteção do meio ambiente etc. Cada necessidade social é uma oportunidade de ação voluntária.

 

7. Voluntariado é ação: O voluntário é um pessoa criativa, decidida, solidária. No trabalho voluntário, não há cartórios nem monopólios. Não há hierarquia de prioridades. Não é preciso pedir licença a alguém, antes de começar a agir. Quem quer, vai e faz.

 

8. Cada um é voluntário a seu modo: Alguns são capazes individualmente de identificar um problema, arregaçar as mangas e agir. Outros preferem atuar em grupo. Grupos de vizinhos, de amigos, de estudantes ou aposentados, de colegas de trabalho que se mobilizam para ajudar pessoas e comunidades. Por vezes, é uma instituição inteira que se mobiliza, seja ela um clube, uma igreja, uma entidade beneficente ou uma empresa.

 

9. Voluntariado é escolha: Cada um contribui, na medida de suas possibilidades, com aquilo que sabe e quer fazer. Uns têm mais tempo livre, outros só dispõem de algumas poucas horas por semana. Alguns sabem exatamente onde ou com quem querem trabalhar. Outros estão prontos a ajudar no que for preciso, onde a necessidade é mais urgente. Cada compromisso assumido, no entanto, é para ser cumprido.

 

10. Voluntariado é um fenômeno mundial: A escolha do ano de 2001, pelas Nações Unidas como Ano Internacional do Voluntariado, representa o reconhecimento internacional do voluntariado como fenômeno contemporâneo e global. Esta celebração é uma oportunidade a ser aproveitada para consolidar o voluntariado no Brasil como componente essencial de uma sociedade cada vez mais democrática e participativa.

 

SEJA MAIS UM VOLUNTÁRIO TAMBÉM E ABRACE ESTA CAUSA IMPORTANTE E EMERGENTE!

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