sábado, 19 de março de 2011

O Que é Segurança do Trabalho?

Boa noite, companheiros estudantes e Técnicos em Segurança no Trabalho. Sou Luiz Ramos, estudante de Técnico em Segurança do Trabalho, sou Técnico em Enfermagem, Auditor Interno de OHSAS 18001 (Gestor de Saúde Ocupacional); Gestor e Administrador Empresarial com expansão em Excelência na Gestão, Implementador de ISO 9001 (Gestor da Qualidade), Bombeiro Profissional Civil (em formação), Implementador do Programa 5 "S", Detetive Profissional Especial e Gestor de Projetos.

Palestrei sobre Liderança e Motivação em comunidades Sócio-religiosas e agora, venho por intermédio da Companhia de Consultoria e Serviços SEGPREVI, orientar, explicar, oferecer serviços e consultoria a empresas, pessoas e instituições que precisem da atuação da Segurança do Trabalho, que com muito orgulho chamo de “Nobre Vocação” – Dedicar sua vida em prol de outras.

Como podem observar, ainda sou estudante desta categoria, onde iniciei meus estudos aos 07 de agosto de 2010. Para muitos, talvez seja pouquíssimo tempo para que um estudante proponha-se a formular um blog de Consultoria e Serviços, publicar Artigos e fazer explanações de temas tão complexos do cotidiano. Mas, apenas trata-se de compartilhar conhecimentos, onde a cada dia cresço me aperfeiçoo.

Neste nosso primeiro Artigo, que tenho o orgulho de publicar, iremos abordar o conceito de Segurança do Trabalho, que para muitas pessoas ainda é sinônimo de Segurança Privada...

Segurança do Trabalho é um conjunto de ciências e tecnologias que tem o objetivo de promover a proteção do trabalhador no seu local de trabalho, visando a redução de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.

É uma área de Engenharia e de Medicina do trabalho cujo objetivo é identificar, avaliar e controlar situações de risco, proporcionando um ambiente de trabalho mais seguro e saudável para as pessoas.

Como representante de ensino secundário neste ramo, encontra-se o Técnico em Segurança no Trabalho, o qual este blog é mais destinado.
O Técnico de Segurança do Trabalho é um profissional com formação de Ensino Médio, regulado pela Lei nº 7.410, de 27 de novembro de 1985, daí sua data de comemoração de seu dia ser realizada no dia 27 de novembro.

Dentre suas atribuições, definidas pela Portaria nº 3.275/89, do Ministro do Trabalho, destacam-se a informação do empregador e dos trabalhadores sobre os riscos presentes no ambiente de trabalho e a promoção de campanhas e outros eventos de divulgação das normas de segurança e saúde no trabalho, além do estudo dos dados estatísticos sobre acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Veja abaixo uma reportagem sobre a profissão:

Na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), editada pelo Ministério do Trabalho e Emprego, o Técnico em Segurança no Trabalho recebe o código 3516-05. A CBO registra que este profissional deve participar da elaboração e implementação de políticas de segurança do trabalho, entre outras funções.

As empresas podem ser obrigadas a contratar Técnico em Segurança no Trabalho para integrar o Serviço Especializado em Engenharia, Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), em razão de seu código na Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) e número de empregados. A obrigação está prevista no artigo 162 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e detalhada na Norma Regulamentadora nº 4 - SESMT, aprovada pela Portaria nº 3.214/78, da extinta Secretaria de Segurança e Medicina do Ministério do Trabalho (atual Secretaria de Inspeção do Trabalho).

A categoria é representada pela Federação Nacional dos Técnicos em Segurança no Trabalho (FENATEST), entidade vinculada à Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC). A classe ainda não possui um Conselho Federal que o regulamenta, fato este que vem gerando diversos ofícios, documentações, projetos de lei e passeatas em prol de sua criação. O projeto de criação propõe o surgimento do CONFETEST (Conselho Federal dos Técnicos de Segurança do Trabalho), onde ressurgiria a carteira profissional da categoria, além de beneficiar os profissionais em outras instâncias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Senhores leitores, com o objetivo de aumentar a qualidade dos diálogos que surgirem nos comentários, adotamos uma política de moderação, que compartilhamos aqui com total transparência.

O que o SEGPREVI estimula:

• Bom uso do português;
• Respeito e diálogo saudável;
• Críticas coerentes e bem argumentadas ao texto principal ou a um comentário;
• Embate de ideias, abordagens, visões, discursos e posturas, não de pessoas;
• Sugestões de temas e novas pautas.

Critérios para exclusão

Serão automaticamente excluídos comentários que apresentarem o seguinte conteúdo:

• Xingamentos, palavras de baixo calão, ofensas ou ataques pessoais a outros leitores ou aos administradores do SEGPREVI;
• Spam ou comentários que não estejam no contexto do texto ou da discussão;
• Manifestações de preconceito de quaisquer espécies;
• Mensagens escritas com todas as letras maiúsculas ou excesso de abreviações;
• Reprodução integral de textos longos de autoria de terceiros (nesses casos, copie um trecho pequeno e linke o original, citando o autor).

Termos de uso

Ao enviar um comentário, você concorda que:

• Seu comentário não será publicado imediatamente e será moderado de acordo com os critérios acima;
• Você é o autor e único responsável pelo conteúdo de seu comentário;
• Seu comentário poderá ser reproduzido anonimamente em materiais de divulgação do SEGPREVI.

Gratos pela compreensão,
Equipe SEGPREVI